quinta-feira, 31 de agosto de 2023

União estuda subsídios para custear transporte do Entorno

 Bancadas do DF e de Goiás na Câmara dos Deputados se reuniram com ministro Alexandre Padilha, que se comprometeu a avaliar possibilidade


Águas Lindas GO - Integrantes das bancadas do Distrito Federal e de Goiás da Câmara dos Deputados se reuniram, nesta terça-feira (29/8), para discutir a destinação de subsídios necessários ao transporte público do Entorno da capital do país. O encontro ocorreu no Palácio do Planalto, com presença do ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha. Na reunião, os parlamentares pediram participação da União para subsidiar a passagem do transporte coletivo na região. Inicialmente, Padilha descartou a criação de um consórcio interfederativo e tripartite, mas sinalizou, pela primeira vez, a possibilidade de um apoio financeiro do governo federal para resolver o problema.

Integrantes das bancadas do Distrito Federal e de Goiás da Câmara dos Deputados se reuniram, nesta terça-feira (29/8), para discutir a destinação de subsídios necessários ao transporte público do Entorno da capital do país. O encontro ocorreu no Palácio do Planalto, com presença do ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha.

Na reunião, os parlamentares pediram participação da União para subsidiar a passagem do transporte coletivo na região. Inicialmente, Padilha descartou a criação de um consórcio interfederativo e tripartite, mas sinalizou, pela primeira vez, a possibilidade de um apoio financeiro do governo federal para resolver o problema.

O ministro sugeriu que a governança ocorra entre os Executivos de Goiás e do DF, enquanto o governo federal entraria com contrapartidas técnica e financeira. “A ideia é de que os dois governos montem uma estrutura de governança. A partir disso, vemos qual será nossa participação, sem necessariamente formar o consórcio tripartite”, declarou Padilha.
A secretária de Entorno do Distrito Federal (Sedfgo), Caroline Fleury, comemorou a fala, que pode garantir um pacto federativo com coparticipação para gerir e baratear as passagens. “Tivemos uma vitória hoje, porque, pela primeira, vez houve indicação do governo federal sobre [a possibilidade de] participar da solução desse problema”, destacou.

Caroline Fleury acrescentou que, durante a reunião, pediu à estatal federal Infra S.A. que apresente dados sobre o impacto financeiro desse subsídio no transporte público do Entorno. O ministro se comprometeu a cobrar agilidade para elaboração do estudo.

Fonte: Metropoles GO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Votamos para garantir respeito à Venezuela", diz Maduro sobre plebiscito para anexar região da Guiana

  Venezuela- Os eleitores venezuelanos votam neste domingo (3) em referendo sobre a província de Essequibo. Um território rico em hidrocarb...