segunda-feira, 4 de dezembro de 2023

"Votamos para garantir respeito à Venezuela", diz Maduro sobre plebiscito para anexar região da Guiana

 


Venezuela- Os eleitores venezuelanos votam neste domingo (3) em referendo sobre a província de Essequibo. Um território rico em hidrocarbonetos que pertence à Guiana, embora seja reivindicado pela Venezuela.
Na Venezuela, as seções de votação abriram às 6h, horário local (7 horas em Brasília), e permaneceram abertos até as 20h (21h em Brasília). O resultado será conhecido na segunda-feira 4.
O presidente venezuelano, Nicolas Maduro, votou num quartel militar. "Estamos votando para garantir o respeito à Venezuela", assegurou.
Segundo Caracas, o rio Essequibo constitui a fronteira natural entre a Venezuela e a Guiana, como na época da colônia. A província de 160.000 km² representa mais de dois terços da Guiana e nela vivem cerca de 125.000 pessoas, ou um quinto de sua população.

Território venezuelano

Atribuído à Guiana - então colônia britânica - por decisão judicial em 1899, Essequibo ainda aparece nos mapas venezuelanos como parte integrante de seu território. A província também é rica em hidrocarbonetos e reservas significativas de petróleo foram descobertas pelo grupo americano ExxonMobil em 2015.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Votamos para garantir respeito à Venezuela", diz Maduro sobre plebiscito para anexar região da Guiana

  Venezuela- Os eleitores venezuelanos votam neste domingo (3) em referendo sobre a província de Essequibo. Um território rico em hidrocarb...